Observatório da Paz reforça capacidades dos pontos focais

No âmbito da implementação da estratégia de reforço de capacidades dos pontos focais do Observatório da Paz – Nô Cudji Paz, foi realizado ontem, dia 19 de julho de 2023, uma ação de formação dos pontos focais dos escritórios provinciais sobre a recolha de dados e técnicas de sensibilização para a prevenção do Radicalismo e Extremismo Violento (REV).

Esta formação juntou 24 dos 26 pontos focais, afetos aos três escritórios provinciais situados em São Domingos, Buba e Gabú. Na abertura da sessão, o Coordenador do Projeto, Bubacar Turé apelou a uma maior dedicação e empenho dos pontos focais com vista ao cumprimento dos objetivos preconizados pelo Observatório da paz.

Os pontos focais dos escritórios regionais são responsáveis pela monitorização da situação do radicalismo e extremismo violento, sensibilização das comunidades, estabelecimento de pontes com as autoridades administrativas locais e apoio à realização das atividades previstas no projeto.

Observatório da Paz – Nô Cudji Paz é um projeto financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões, I.P e implementado pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, em parceria com a Liga Guineense dos Direitos Humanos. O projeto pretende contribuir para o diálogo, promoção da paz e a prevenção da radicalização e do extremismo violento na Guiné-Bissau, através do reforço da participação, trabalho em rede e estabelecimento de parcerias estratégicas entre as Organizações da Sociedade Civil (OSC) e outros atores sociais e políticos.