Sob o tema «A Importância do Diálogo Inter-religioso na Consolidação da Paz e na Prevenção do Radicalismo e Extremismo Violento», o Observatório da Paz – Nô Cudji Paz, em parceria com o Governo da República da Guiné-Bissau e a Coordenação do Sistema das Nações Unidas no país, comemoram o Dia Internacional da Paz a 21 de setembro de 2024. O evento ocorrerá no Hotel Dunia (antigo Azalai), às 09h30.
Esta iniciativa tem como objetivo contribuir para a coesão social e a consolidação da paz por meio de debate e reflexão sobre o papel de todos os atores nacionais e internacionais na prevenção do radicalismo e extremismo violento na Guiné-Bissau. Pretende-se também convocar todos os guineenses a reconhecerem o seu papel individual e coletivo na promoção de diálogo nacional e diálogo interreligioso como condição indispensável para a consolidação da paz.
O evento contará com a presença de membros do governo da Guiné-Bissau representados ao mais alto nível, forças da defesa e segurança, o corpo diplimático, representantes de todas as confissões religiosas, líderes tradicionais, além de organizações da sociedade civil, incluindo associações de jovens e mulheres.
O Observatório da Paz – Nô Cudji Paz é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH).
Consulte o programa da comemoração aqui.