No próximo dia 13 de março, às 09h45, o Bissau Royal Hotel será palco do Diálogo sobre Segurança e Democracia na África Ocidental: Reflexões e Caminhos para a Ação, um evento promovido pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos da República da Guiné-Bissau, em parceria com o Observatório da Paz.
Este workshop terá como momento central a apresentação do Policy Paper “Opções de Resposta Política para a Crise de Segurança e Democracia na África Ocidental”, um documento essencial que analisa os desafios críticos enfrentados pela região, incluindo o aumento do terrorismo, a instabilidade política, as mudanças inconstitucionais de poder e as pressões geopolíticas e económicas, por um dos seus autores, o Dr. Alex Vines, Diretor do Programa África e Diretor de Investigação Regional na Chatham House. A Chatham House é um instituto de pesquisa independente e centro de estudos de relações internacionais, sediado em Londres, que se dedica à análise de políticas públicas e questões globais, com foco em temas como a segurança, o desenvolvimento e a governança.
O workshop visa não apenas apresentar as conclusões do Policy Paper, mas também fortalecer as redes de cooperação, promover o debate sobre soluções políticas eficazes e sensibilizar as autoridades para a urgência da prevenção do radicalismo e do extremismo violento. Será ainda uma oportunidade para refletir sobre as próximas etapas na construção da Estratégia Nacional para a Prevenção do Radicalismo e Extremismo Violento (PREV) na Guiné-Bissau.
Consulte o programa aqui.
O evento insere-se no quadro do projeto Observatório da Paz – Nô Cudji Paz é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH). A ação pretende contribuir para o diálogo e para a promoção da paz, através do reforço da participação, do trabalho em rede e do estabelecimento de parcerias estratégicas com a sociedade civil, designadamente, abrangendo, diretamente, as mulheres jovens e adultas, com vista à prevenção da radicalização e do extremismo violento na Guiné-Bissau.
A ação contribui diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 16 – Paz, justiça e Instituições Eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.